GT Socioambiental do Fórum Florestal de SP se reuniu em Bofete

por | ago 5, 2009 | Fórum Florestal Paulista

Em março de 2009 em Lorena, durante o último encontro do Fórum Florestal de São Paulo (o qual faz parte do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa), ficou decidido que Grupos de Trabalho (GTs) se reuniriam em paralelo para discutir com mais profundidade os temas de Planejamento da Paisagem e Questões Socioambientais.

O objetivo destes GTs é que seus participantes possam otimizar as questões dos respectivos temas e buscar melhores diretrizes para definição de ações e estratégias durante os encontros do Fórum.

Para tanto, a 1ª Reunião do GT Socioambiental (GTSA) foi realizada dia 28 de julho de 2009, na Casa da Natureza, Fazenda Santa Terezinha (de propriedade da Eucatex), no município paulista de Bofete. Os integrantes do grupo foram recebidos pelo coordenador deste GT, Marcio Meiken (Biduck) – Biólogo e Consultor Ambiental da Biodiversa.

Além de se poder contemplar as tranqüilas seriemas do local, o dia de trabalho começou com os relatos das entidades socioambientais e empresas florestais sobre suas atividades e programas socioambientais. Entre estas, estão ações em áreas urbanas e rurais em interação com a sociedade e comunidades, visando à conscientização e educação ambiental de alunos, professores e munícipes, além de trabalhos, onde se destacam os temas de inclusão de jovens em situação de risco, agroecologia com pequenos produtores rurais, agricultura familiar, educação e de diálogo com as comunidades do entorno de plantios florestais.

Estas explanações serviram não só para a troca de experiências entre as organizações, mas, também para facilitar a futura criação de parâmetros comuns entre as empresas de onde e como investir em projetos socioambientais que realmente revertam em ações interessantes para a comunidade onde atuam.

Foram identificados pontos que necessitam melhorias na vertente socioambiental da gestão florestal das empresas, como a integração da área de comunicação com os programas socioambientais e de responsabilidade social, a qual muitas vezes é deficiente, prejudicando o relacionamento com os seus interlocutores. Identificou-se, portanto, que o envolvimento e participação de representantes da área de comunicação corporativa – gerentes e diretores – é fundamental para a maior efetividade dos resultados dos encontros e discussões do GT SA.

Após a identificação dos pontos que podem ser trabalhados em conjunto – empresas e ONGs, elencaram 2 temas prioritários, sendo eles: Impactos Socioambientais da Silvicultura, os quais serão tratados através do aprofundamento de discussões específicas sobre a Dependência Econômica da Cultura Florestal e a Necessidade de Continuidade dos Programas Socioambientais junto a Comunidade, visando minimizar impactos do setor florestal. E, o segundo tema, trata-se das Relações com Comunidades, onde serão discutidas as Relações com: Entorno, Municípios e Sociedade Civil; a Comunicação (efetividade dos canais de diálogo) e Indicadores Socioambientais.

O próximo passo será a apresentação de estudos de caso, sobre os cenários socioambientais das empresas integrantes deste GT, em relação aos temas prioritários, no próximo encontro do GT SA que deverá acontecer junto ao encontro do Fórum SP, nos dias 27 e 28 de agosto, em Bragança Paulista, numa das sedes florestais da Melhoramentos.

Na opinião do coordenador do GT SA, Marcio Meiken, “os temas levantados serão de fundamental importância para as ações das empresas e ONGs, para seus planejamentos e futuras ações socioambientais. A lição de casa foi dada a cada participante e estamos confiantes que teremos resultados para o próximo encontro do Fórum Florestal de SP, em Bragança”, conclui Meiken.

Estiveram presentes as ONGs: FREPESP-RPPN, Instituto Eco-solidário, Instituto Itapoty, PROTER e TNC, e as empresas: Biodiversa, Eucatex, Lwarcel Celulose, Suzano Papel e Celulose e Votorantim Celulose e Papel.

* Ana Celina Tiburcio é diretora de comunicação da FREPESP e integrante do GT SA do Fórum Florestal de São Paulo.