ok
 

Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura

Instalada em dezembro de 2014, a Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura é uma iniciativa formada por coletivos, empresas, organizações da sociedade e indivíduos, interessados em contribuir para o avanço e a sinergia das agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas, agricultura sustentável e mitigação e adaptação às mudanças climáticas, no Brasil e no mundo.

O ano de 2015 será muito importante para a agenda nacional e internacional de mudança do clima, por conta do acordo a ser negociado em Paris na COP21. Neste sentido, a Coalizão quer estabelecer um diálogo entre os diferentes atores, o Governo Federal e as principais organizações internacionais envolvidas com o tema, visando contribuir com as negociações multilaterais e agenda econômica no país.

Foram definidas agendas de curto prazo, com foco na COP21 de Paris e de médio/longo prazos, com focos amplos na construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono para o período 2015-2030 para os setores aqui descritos.

No momento, a coalizão está trabalhando num documento coletivo, a ser apresentado ao governo e à sociedade, no final de abril de 2015. Para a construção deste documento, estão sendo realizadas várias reuniões, das quais participam representantes de diversas empresas e instituições.

A adesão à coalizão é aberta e a intenção é uma ampla participação da sociedade brasileira, com contribuições de todos os envolvidos.

A coalizão tem um Grupo Operativo, que tem como função facilitar o processo, formado pelas seguintes organizações: CEBDS, Diálogo Florestal, Instituto Ethos e Observatório do Clima.

São Paulo (SP), Março de 2015

Contatos:
CEBDS – Marina Grossi – marina@cebds.org

Diálogo Florestal – Miriam Prochnow - miriam@dialogoflorestal.org.br

Instituto Ethos - Caio Magri – caio@ethos.org.br

Observatório do Clima – Carlos Rittl – carlosrittl@gmail.com

Reunião realizada no dia 13 de março de 2015, em São Paulo (SP).
Foto: Carlos Roxo.