ok

Fórum Florestal Fluminense será em Silva Jardim

Publicado em 28/10/2009 por Beto Mesquita e Thadeu Melo.

Momento do sétimo encontro. Foto: Thadeu Melo

No dia 15 de agosto de 2008, cerca de 50 pessoas compareceram à primeira reunião do Fórum Florestal do Rio de Janeiro, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), na capital fluminense. Iniciativa pioneira no estado, o fórum é um dos sete espaços de debate regional criados pelo Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e o Pampa. Os fóruns regionais têm a missão de concretizar o cooperativismo entre entidades ambientalistas e o setor de base florestal para a proteção de remanescentes nativos e a restauração florestal no bioma Mata Atlântica.

De lá para cá já se realizaram outros sete encontros, sendo o segundo e o terceiro na cidade do Rio de Janeiro (outubro e novembro de 2008), o quarto em Resende, no sul do estado (janeiro de 2009), o quinto em Itaperuna, norte fluminense (março de 2009), o sexto em Nova Friburgo, região serrana (maio de 2009), e o sétimo novamente na capital (agosto de 2009).

Nos quatro primeiros encontros tivemos a oportunidade de selecionar os temas considerados prioritários (normas e procedimentos para o licenciamento da silvicultura; políticas e incentivos para o desenvolvimento e fomento florestal; zoneamento ecológico-econômico; cadeia produtiva florestal para restauração e produção; educação ambiental), debater as questões prioritárias nestes temas e elaborar uma minuta para regulamentação ambiental da silvicultura no estado do Rio de Janeiro, a qual serviu para balizar o Decreto Estadual 41.968, de 29 de Julho de 2009.

A partir do quinto encontro, começamos a discutir quais seriam os potenciais vetores e quais as principais diretrizes para um programa que fomentasse a adequação ambiental da produção rural no estado, sobretudo no que se refere ao cumprimento das condicionantes do Código Florestal. Estas diretrizes foram consolidadas no sétimo encontro, realizado na sede da Federação da Agricultura do Rio de Janeiro e foram encaminhadas para diferentes órgãos do governo do estado.

Agora é hora de definir as estratégias para que a sociedade civil, os movimentos ambientalistas e sociais e as representações empresariais, profissionais e de produção rural possam acompanhar de perto as ações e políticas governamentais voltadas para ao desenvolvimento florestal do nosso estado em bases sustentáveis. É momento também de discutirmos a metodologia e o funcionamento do próprio fórum, que se quer permanente, participativo e representativo.

Articulado pelo Instituto BioAtlântica, pela Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro (APEFERJ), pela FIRJAN, pela FAERJ e pela Aracruz Celulose, o Fórum Florestal Fluminense é realizado sob a supervisão do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e o Pampa.

Se você e sua instituição já vêm participando, contamos novamente com sua presença. Se ainda não havia tido oportunidade para conhecer e se integrar ao Fórum Florestal Fluminense, esta é a hora!

Agenda

9h Apresentação dos participantes.
9h30 Breve histórico do Fórum.
10h Informes gerais (Encaminhamentos das diretrizes para adequação ambiental; evento do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e o Pampa no Congresso Florestal Mundial; Diagnóstico dos viveiros do estado; etc.)
11h Apresentação da minuta de diretrizes para o licenciamento ambiental da silvicultura econômica no estado. (Secretaria de Estado do Ambiente).
12h intervalo para almoço
13h30 Discussão sobre o modelo de funcionamento e gestão do Fórum. Precisamos de uma secretaria executiva?
14h30 Revisão dos temas prioritários do Fórum e definição do enfoque e abordagem a ser dado ao próximo tema.
15h30 Definição de local e data do próximo encontro.
16h Encerramento.

Arquivos anexos

Diretrizes para Adequação Ambiental de Propriedades Rurais (158kb)
Comentários (1)
Edson Barbosa de Oliveira
11/07/2012
Prezados(as).
Solicito a inscrição no Fórum Florestal
Fluminense, a ser realizado no Clube de
Engenharia, em 12/07/2012.
Att.
Edson Barbosa de Oliveira
edbarbosaoliveira@gmail.com

Comente esta página

Nome:

E-mail:

Comentário:

Enviar
Seu e-mail não será exibido na página e é necessário
apenas para nosso controle interno dos comentários.