Publicações do Diálogo

Desde que surgiu, o Diálogo Florestal vem promovendo debates e publicando os resultados de seus trabalhos como uma forma de compartilhar experiências e conhecimentos. Aqui você encontra as publicações da série Cadernos do Diálogo bem como outros materiais produzidos no âmbito dos Fóruns Regionais.

A Tecnologia do Diálogo

O Diálogo Florestal procura identificar agendas comuns entre os participantes para a promoção de ações efetivas, buscando a conservação e a restauração do meio ambiente e a geração de benefícios tangíveis, tanto para os participantes do Diálogo quanto para a sociedade em geral.

A Silvicultura e a Água

Traz uma valiosa análise e reflexão sobre dois temas atuais e extremamente importantes: o manejo florestal e suas implicações no uso e conservação da água doce; e a ocupação e manejo integrado do território.

Frutos do Diálogo

Uma reunião dos principais resultados concretos alcançados pelo Diálogo Florestal desde 2005, quando a iniciativa de integração e colaboração foi lançada no Brasil.

Mosaicos Florestais Sustentáveis

Apresenta as diretrizes para monitoramento da biodiversidade e para restauração do projeto “Iniciativa Mosaicos Florestais Sustentáveis”, desenvolvido por instituições que integram o Diálogo Florestal na região da BA e ES.

Silvicultura e Biodiversidade

Traz uma abordagem sobre a relação entre os plantios florestais e a conservação da biodiversidade e formas de melhorar essa integração. Apresenta também uma série de projetos desenvolvidos nessa área.

Silvicultura e Comunidades

Traz uma abordagem sobre a relação entre os plantios florestais e comunidades com olhares sobre o presente e o futuro. Apresenta também uma série de projetos desenvolvidos nessa área.

Diálogo entre Setores

A publicação reúne 13 artigos escritos por representantes de setores da produção rural e da conservação, que apontam importantes sugestões de integração entre os mesmos.

10 Anos de Diálogo Florestal

A publicação apresenta a experiência do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia e também do Fórum Nacional e outros Fóruns Regionais.

Fórum Florestal de Mato Grosso do Sul

A publicação traz o desenvolvimento econômico, as fontes de energia, o planejamento territorial e a conservação ambiental que envolvem o setor de silvicultura no Estado de Mato Grosso do Sul.

Sementes do Diálogo

Esta publicação recupera e analisa os desdobramentos dos três primeiros anos do Diálogo Florestal, de 2005 a 2007. No período, foram realizados quatro encontros entre representantes de empresas do setor de base florestal e de organizações ambientalistas.

Controle da Dispersão do Pinus

Esta publicação traz orientações práticas para evitar a expansão descontrolada e contribuir para a sustentabilidade da produção de pinus.

O Diálogo do Uso do Solo

A publicação faz uma apresentação conceitual e histórica sobre paisagens e como a humanidade tem se relacionado com o tema, passando por exemplos de projetos concretos que podem motivar ações em outras regiões.

Florestas e Recursos Hídricos

Esta publicação tem o intuito de divulgar projetos que atestam o bom manejo florestal em nível de microbacia, evidenciando o antes e o depois no que tange aos recursos hídricos.

Frutos da Mata Atlântica

Publicação do Fórum Florestal Capixaba que traz uma abordagem técnica e econômica sobre o mercado de produtos florestais nativos da Mata Atlântica.

Árvores plantadas e sociedade

Esta publicação divulga as melhores práticas da relação do setor florestal de plantações com comunidades, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores e/ou a sociedade em geral.

Certificação Florestal

Publicação o Fórum Florestal PR e SC que apresenta de forma objetiva e acessível conteúdos sobre os processos, princípios e benefícios que a certificação da produção florestal propicia.

Guia Diálogo do Uso do Solo

O Guia LUD compartilha os principais elementos da metodologia LUD, e sua publicação é uma realização do Diálogo Florestal Internacional em parceria com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). 

Técnicas e Procedimentos Gerais para a Restauração Florestal de Paisagens no ES

Publicação do Fórum Florestal Capixaba, realizada com apoio do CEDAGRO e do Diálogo Florestal, que reúne os procedimentos e as recomendações técnicas para a restauração de paisagens florestais no Estado.

Portfólio Diálogo Florestal 

Publicação que apresenta do Diálogo Florestal que apresenta as principais realizações e os princípios fundamentais que guiam as práticas do Diálogo Florestal e dos Fóruns Florestais regionais.

DESAFIOS PARA GANHAR ESCALA NA RESTAURAÇÃO FLORESTAL

A publicação apresenta análises destacando a importância do viés social da restauração florestal. A 10ª edição da série Cadernos do Diálogo traz uma seção especial com cinco casos de sucesso em boas práticas na restauração de ecossistemas.

PAISAGENS FLORESTAIS E O PROTAGONISMO DAS MULHERES

Através de ensaios escritos em diferentes localidades do território que o FF compreende, as colaboradoras buscaram estimular ainda mais o debate sobre a perspectiva de gênero para pautas da cadeia da restauração, como a implementação da Década da Restauração dos Ecossistemas e estratégias de governança no setor.

Relatório de Atividades 2022

O mais recente relatório de atividades publicado pela iniciativa comprova o comprometimento dos participantes em gerar resultados.