O Diálogo Florestal

Dialogando a gente se entende

Apresentação

O Diálogo teve uma primeira etapa, voltada para a Mata Atlântica, que foi realizada entre outubro de 2005 e maio de 2007, com quatro encontros presenciais, nos quais foram elaboradas estratégias para atuação integrada dos participantes nos dois temas indicados como prioritários: fomento florestal, como vetor de desenvolvimento e conservação ambiental; ordenamento territorial, como oportunidade de pactuar uso e ocupação do solo na escala de paisagem. No quarto Encontro Nacional do Diálogo Florestal, realizado em maio de 2007, decidiu-se pela realização de uma segunda fase, com duração de 3 anos e início em 2008.

Os objetivos da segunda fase foram: manter e consolidar um espaço de diálogo pró-ativo entre ambientalistas e empresas do setor florestal; gerar resultados concretos, em campo e em larga escala, para a conservação dos recursos naturais da Mata Atlântica; contribuir para a melhoria da qualidade de vida humana, a partir do aprimoramento das relações destas com os recursos naturais; e propor e influenciar a adoação de políticas públicas que favoreçam a proteção e a sustentabilidade dos recursos naturais da Mata Atlântica.

O V encontro nacional foi realizado em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de junho de 2008. Este encontro foi o primeiro da segunda fase do Diálogo. O encontro discutiu temas apontados como prioritários na primeira fase e acrescentou mais dois temas: áreas protegidas particulares e a relação entre água-florestas-biodiversidade. Além disso, ficou definido que o apoio à articulação dos Fóruns Regionais seria uma das principais estratégias da segunda fase. A partir do V encontro nacional o diálogo passou a incorporar os Biomas Pampa e Cerrado.

O Diálogo Florestal conta com um Conselho de Coordenação, um Comitê Executivo e nove Fóruns Regionais, sendo 7 atualmente ativos. Em 2021 foi instalado o Fórum Florestal da Amazônia, o que levou as ações do Diálogo Florestal também para a Amazônia legal, e em 2022 houve a retomada do Fórum Florestal Fluminense.

 

Histórico

1999

Surge o The Forests Dialogue, iniciativa internacional capitaneada pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e pelo World Resources Institute.

2003

É realizado o primeiro encontro do The Forests Dialogue no Brasil, com o tema “biodiversidade”.

2005

Após dois anos de articulações, realiza-se o primeiro encontro do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica, em Teresópolis (RJ), com a presença de representantes de 9 empresas e 13 organizações ambientalistas. Em paralelo, Aracruz (empresa que deu origem à Fibria, hoje incorporada à Suzano), Suzano e Veracel, juntamente com organizações ambientalistas e comunitárias que atuavam na região, deram início ao Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia.

2007

O Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia (atualmente, Fórum Florestal da Bahia) finaliza o acordo para implantação de melhores práticas nos programas de fomento florestal das três empresas que atuam na região.

2008

Regionalização do Diálogo Florestal, por meio da articulação de fóruns regionais (BA; PR e SC; SP; MG; ES; RJ). Fórum Regional no Extremo Sul da Bahia apresenta o conceito de Mosaicos Florestais Sustentáveis. Diálogo Florestal conquista o 16º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Ação Ambiental Especial.

2009

Fórum Florestal da Bahia assina o Acordo da Rota das Barcaças. Fórum Florestal Fluminense conquista a publicação do Decreto de Regulamentação da Silvicultura no Rio de Janeiro.

2010

Lançamento da primeira edição da série “Cadernos do Diálogo Florestal”. Inclusão de outros biomas, além da Mata Atlântica, na abrangência do Diálogo Florestal. Diálogo Florestal inicia sua participação nos debates sobre a revisão do Código Florestal.

2011

Criação do Fórum Florestal do Mato Grosso do Sul. Posicionamento público do Diálogo Florestal sobre a revisão do Código Florestal.

2013

Lançamento da publicação sobre Controle de Pinus pelo Fórum Florestal do Rio Grande do Sul.

2015

Comemoração dos 10 anos do Diálogo Florestal e do Fórum Florestal da Bahia. Diálogo Florestal inspira a criação da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

2016

Diálogo Florestal influenciando outras iniciativas na América Latina (Chile).

2017

Realização no Brasil do 1º Seminário do Diálogo do Uso do Solo (LUD) no Alto Vale do Itajaí (SC).

2018

Diálogo Plantações Florestais na Paisagem (TPL, sigla em inglês) realizado nos estados da Bahia e Espírito Santo, com o The Forest Dialogue e parceiros.

2019

Retomada do Fórum Florestal Capixaba. Publicação da primeira edição dos “Casos de Sucesso” e do “Cadernos do Diálogo” sobre Paisagens. Posicionamento público em defesa do Código Florestal. Realização do Diálogo do Uso do Solo na Amazônia, com foco no Centro de Endemismo Belém.

2020

Realização de oficina de formação na metodologia do Diálogo do Uso do Solo e diálogo de escopo na Bahia. Lançamento do canal no YouTube, da série de lives “Diálogos Florestais” e da segunda edição do “Casos de Sucesso – Árvores plantadas e sociedade”, no marco dos 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil.

 2021

Adesão à Aliança pela Restauração na Amazônia e à Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030. Realização de série de webinars sobre PRAs e PRADAs. Criado o Fórum Florestal da Amazônia.

1º Encontro Nacional

Outubro de 2005

Teresópolis, RJ

2º Encontro Nacional

Maio de 2006

Três Barras, SC

3º Encontro Nacional

Outubro de 2006

Porto Seguro, BA

4º Encontro Nacional

Maio de 2007

Mogi Guaçu, SP

5º Encontro Nacional
Junho de 2008
Brasília, DF

6º Encontro Nacional
Agosto de 2010
Itu, SP

7º Encontro Nacional
Novembro de 2011
Brasília, DF

8º Encontro Nacional
Abril de 2013
Atalanta, SC

9º Encontro Nacional
Março de 2014
Viamão, RS

10º Encontro Nacional
Agosto de 2015
Porto Seguro, BA

11º Encontro Nacional
Novembro de 2016
Vitória, ES

12º Encontro Nacional
Novembro de 2017
Telemaco Borba, PR

13º Encontro Nacional
Maio de 2018
Campinas, SP

14º Encontro Nacional
Junho de 2019
Belo Horizonte, MG

15º Encontro Nacional
Setembro de 2020
Encontro Virtual

16º Encontro Nacional
Novembro de 2021
Encontro Virtual

17º Encontro Nacional
Setembro de 2022
Curitiba, PR e Virtual

18º Encontro Nacional
Outubro de 2023
Piracicaba, SP e Virtual – Fotos

Princípios

Todos os participantes do Diálogo Florestal estão comprometidos com a análise crítica e responsável sobre os problemas abordados e com a construção de soluções efetivas e concretas que superem os desafios apresentados.

Integração

O Diálogo Florestal deve promover a integração entre seus membros, de estratégias, propostas, projetos
e ações dos seus participantes e de outras partes interessadas.

Transparência

As ações, os resultados e os processos do Diálogo Florestal devem ser difundidos de forma aberta, ampla
e acessível.

i

Confiança

Os participantes se relacionam no Diálogo Florestal, sem pré-julgamentos, sob a premissa que todos os
posicionamentos e informações ali apresentados se pautam pela honestidade, pela ética, pelo respeito e
pela integridade.

Respeito à diversidade

O Diálogo Florestal é um fórum inclusivo e democrático onde todas as posições, culturas e visões são valorizadas e consideradas, prevalecendo o respeito mútuo entre toda a sua diversidade de participantes.

~

Inclusão

A participação no Diálogo Florestal é aberta a todas as organizações que tenham interesse em promover a
conservação da natureza e o desenvolvimento socioeconômico de acordo com os pilares da
sustentabilidade.

l

Proatividade

A participação no Diálogo Florestal é pautada pelos posicionamentos com foco na busca propositiva por
soluções efetivas para superar problemas, conflitos e desafios.

Compromisso

Os participantes do Diálogo Florestal comprometem-se com a análise crítica e responsável sobre os
problemas abordados e com a construção de soluções efetivas e concretas para superar desafios, em prol
do bem comum.

Respeito à vida

A natureza possui valor intrínseco e não necessariamente precisa estar a serviço utilitário do ser humano, mas sim contribuir para o seu bem viver e conservação da própria natureza.

Governança

O Diálogo Florestal tem três instâncias de tomada de decisão: Conselho de Coordenação, Comitê Executivo e Plenária de Participantes.
 

Conselho de Coordenação

Ao Conselho de Coordenação compete formular políticas e estratégias de atuação do Diálogo Florestal, assim como deliberar, controlar e orientar as ações do Diálogo, com apoio da Secretária Executiva. Compete ao Conselho de Coordenação, entre outras, as seguintes atividades: elaborar e executar o plano de ação; definir a alocação de recursos financeiros suficientes para execução do plano de ação; reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração, em atividades de interesse comum; definir questões administrativas e financeiras, dar apoio à secretária executiva e organização que hospeda a secretaria executiva, aprovar o ingresso de novos membros. A decisão sobre quem integra o Conselho é de seus pares: sociedade civil elege sociedade civil e empresas elegem empresas. De acordo com o regimento interno, o mandato no Conselho de Coordenação se inicia a partir da eleição, sendo:

  • Organizações da Sociedade Civil: tem mandato de 3 anos sem possibilidade de reeleição. Para garantir a manutenção do histórico de trabalho as renovações serão parciais, primeiro 3 membros e depois 2, e assim sucessivamente;
  • Instituições de ensino e pesquisa tem mandato de 3 anos sem possibilidade de reeleição e a eleição será realizada em 2021;
  • Empresas: anualmente será aberta uma vaga para uma nova empresa integrar o Conselho, a vaga será disponibilizada de acordo com dois critérios: uma empresa integrante renunciar a sua vaga, ou, caso isso não aconteça, a empresa que estiver a mais tempo no Conselho renunciará à vaga. Assim, a continuidade não será perdida e existirá a possiblidade de uma empresa ficar até 5 anos no Conselho;

 

Comitê Executivo

O Comitê Executivo reúne a(o) secretária(o) executiva(o) de cada Fórum Florestal ou facilitador atuando no território com a presença do Diálogo Florestal, a secretária executiva nacional e um(a) representante do Conselho de Coordenação. Pelo menos uma vez por ano é realizado uma reunião do Comitê Executivo. Dentre as funções do Comitê Executivo estão o intercâmbio de experiências, o pensamento sobre como alavancar a captação de recursos e a discussão de temas estratégicos.

 

Plenária de participantes: Encontro Nacional

Realizado anualmente, o Encontro Nacional do Diálogo reúne o Conselho de Coordenação, Fóruns Florestais, secretária executiva nacional e participantes do Diálogo Florestal, quer seja via cada um dos Fóruns ou via nacional no caso de a organização/empresa atuar em território que não existe Fórum operando. É organizado pela secretária executiva sob orientação do Conselho de Coordenação. Sendo a plenária que reúne a membresia do Diálogo Florestal, o Conselho de Coordenação preside esta instância que tem facilitação e organização por parte da secretária executiva.

Participantes

O Diálogo Florestal reúne empresas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa que participam dos Fóruns Regionais. Para deliberar sobre pautas nacionais o Diálogo Florestal realiza Encontros Nacionais, no máximo a cada dois anos.
  • 2Tree Consultoria | BA/PR/SC
  • Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé | Amazônia
  • Adami S.A. | SC/PR
  • Ageflor | RS
  • Agropalma | Amazônia
  • Amata | PR/SC
  • Amigos da Terra Amazônia Brasileira | Amazônia/Nacional
  • Antares Consultoria | Amazônia
  • Aliança pela Restauração na Amazônia | Amazônia
  • Apa Ibirapuitã | RS
  • APEFERJ | RJ
  • Arauco do Brasil | SC/PR
  • ArcelorMittal | MG
  • Assecan | RS
  • Associação Arimum
  • Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF | BA
  • Associação Brasileira de Empresas Concessionárias Florestais – CONFLORESTA | Amazônia
  • Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF | Amazônia 
  • Associação Catarinense de Preservação da Natureza – ACAPRENA | SC/PR
  • Associação Capixaba do Patrimônio Natural – ACPN | ES
  • Associação Comunitária Beneficente de Nova Caraíva – ASCBENC | BA
  • Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba – ACEVP | SP
  • Associação Cultural Cabralia Arte e Ecologia – ASCAE | BA
  • Associação da Cidadania e Transparência da Terra Mãe – ACTTM | BA
  • Associação de Certificação de Produtos Orgânicos do Espírito Santo – Chão Vivo | ES
  • Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé | Amazônia
  • Associação de Moradores Comunidade Oliveira Costa | BA
  • Associação de Moradores de Costa Dourada – AMCD | BA
  • Associações de Pescadores da Reserva Extrativista Marinha – RESEX Corumbau | BA
  • Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – APREMAVI | SC/PR/Nacional
  • Associação de RPPNs do RS – Charrua | RS
  • Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia – AGIR | Amazônia
  • Associação dos Amigos do Meio Ambiente – AMA | RS
  • Associação dos Amigos do Parque da Fonte Grande | ES
  • Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo – AEFES | ES
  • Associação dos Nativos de Caraíva – ANAC | BA
  • Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia – ASPEX | BA
  • Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana – APAVE | PR/SC
  • Associação Ecológica Força Verde | ES
  • Associação Flora Brasil | BA
  • Associação Gato do Mato | SC/PR
  • Associação Mico-leão-dourado – AMLD | RJ
  • Associação Mineira de Defesa do Ambiente – AMDA | MG/Nacional
  • Associação Mineira de Silvicultura – AMS | MG
  • Associação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rio Arimum – Porto de Moz | Amazônia
  • Associação Pradense de Proteção Ambiental – APPA | BA
  • Associação Pró-Muriqui | SP
  • Associação Rondoniense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas – ARFLORA | Amazônia
  • Associação Rosariense de Educação Ambiental | RS
  • Associação Saledeiro-Transfronteiriça | RS
  • Avon | RJ
  • Bio Teia Estudos Ambientais | SC/PR
  • Biodiversa Inovações Ambientais | SP
  • Biomaq | RJ
  • Biovert | RJ
  • Bracell | SP
  • Celulose Irani S.A. | PR/SC
  • Cenibra | MG/Nacional
  • Centro de Desenvolvimento do Agronegócio – CEDAGRO | ES
  • Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA
  • Centro Vianei de Educação Popular | SC/PR
  • CIFOR – ICRAF
  • Cikel – Grupo Keilla | Amazônia
  • Climate and Land Use Alliance – CLUA | Amazônia
  • Climate Policy Initiative – PUC Rio | Amazônia
  • CMPC Celulose Riograndense | RS/Nacional
  • CODETER | BA
  • Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente | Amazônia
  • Comitê Bacias Hidrográficas – FRABS | BA
  • Comitê Bacias Hidrográficas – PIJ | BA
  • Conservação Internacional – CI | Amazônia/MG/BA/RJ/ES/Nacional
  • CONFLORESTA
  • Cooperativa Amazombai | Amazônia
  • Cooperativa Mista Agroextrativista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – ARIMUM | Amazônia
  • Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – COOMFLONA | Amazônia
  • Cooperativa de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo sul da Bahia – COOPLANTAR | BA
  • Cooperativa Ouro Verde | Amazônia
  • Coordenação da Comissão dos Caciques e Lideranças da TI Arariboia – CCOCALITIA | Amazônia
  • Duratex | SP
  • EcoGuaricana | PR/SC
  • Elabore | RJ
  • Elo Soluções Sustentáveis | PR e SC
  • Emater | RJ
  • Embrapa Acre | Amazônia
  • Embrapa Amapá | Amazônia
  • Embrapa Amazônia Ocidental | Amazônia
  • Embrapa Amazônia Oriental | Amazônia
  • Embrapa Florestas | PR/SC/Amazônia
  • Embrapa Pesca e Aquicultura | Amazônia
  • Embrapa Rondônia | Amazônia
  • Embrapa Roraima | Amazônia
  • Estuário Serviços Consultorias Socioambientais | Amazônia
  • Eucatex | SP
  • Eucka | RJ
  • FAERJ | RJ
  • FANOVI | BA
  • Fazenda Bom Sossego | BA
  • Federação Indígena Pataxó – FINPAT | BA
  • Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – FINDES | ES
  • Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA | Amazônia
  • Federação das RPPNs do Estado de São Paulo – FREPESP | SP
  • Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – FAES | ES
  • Firjan | RJ
  • Flora Brasil | BA
  • Floresta Brasil | SP
  • Florestal Gateados | PR/SC
  • Florestar | SP
  • Frigorifico Ribeiro
  • FSC Brasil ® | SP/Amazônia
  • Fundação Biodiversitas | MG
  • Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – FEPAF | SP
  • Fundação Jupará | BA
  • Fundo JBS pela Amazônia | Amazônia
  • Furnas | RJ
  • Gep Agro – Câmara Brasil Alemanha | RJ
  • Gerdau Aços Longos | MG
  • Granflor | RS
  • Greenpeace | Amazônia
  • Grin 9 Educação Ambiental | BA
  • Grupo Ambiental Natureza Bela | BA
  • Grupo Consciência Ecológica | SP
  • Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental – GERMEN | BA
  • Grupo Ecoverdi | SC/PR
  • Grupo Keilla – Cikel | Amazônia
  • Grupo RGL | Amazônia
  • HENVIX Ambiental | PR/SC
  • IASB | MS
  • IDACO | RJ
  • IEF – RJ | RJ
  • Impact.to | Amazônia
  • Indústria Brasileira de Árvores – IBÁ | SP/Nacional
  • Instituto Abraço | Amazônia
  • Instituto Augusto Carneiro | RS
  • Instituto Beraca | Amazônia
  • Instituto BioAtlântica | RJ/ES/MG/BA/Nacional
  • Instituto Bolsa Verde do Rio de Janeiro – BVRIO | Amazônia/Nacional
  • Instituto Caminho do Meio | PR e SC
  • Instituto Cabruca | BA
  • Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER/SEAG | ES
  • Instituto Cidade | BA
  • Instituto Ciclos | BA
  • Instituto Conexões Sustentáveis – CONEXSUS | Amazônia
  • Instituto da Biodiversidade | ES
  • Instituto de Apoio e Proteção Ambiental – IAPA | BA
  • Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – IDESAM | Amazônia
  • Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM | Amazônia
  • Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá | Amazônia
  • Instituto de Estudos Brasileiros – IEB | Amazônia
  • Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – IMAFLORA | Amazônia/SP/Nacional
  • Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM | Amazônia
  • Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica – IPEMA | ES
  • Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE | Amazônia/SP
  • Instituto de Vivência Ambiental – INVIVA | ES
  • Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON | Amazônia
  • Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA | BA
  • Instituto Ecofuturo | SP
  • Instituto EcoSolidário | SP
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Lages | PR/SC
  • Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – IFAM | Amazônia
  • Instituto Federal do Pará (IFPA) – Castanhal | Amazônia
  • Instituto Floresta Viva | BA
  • Instituto Floresta Tropical (IFT) | Amazônia
  • Instituto Forpus | MS
  • Instituto Giramundo Mutuando | SP
  • Instituto Hóu | MG
  • Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB | Amazônia
  • Instituto Itapoty | SP
  • Instituto Life | SC/PR/Nacional
  • Instituto Mãe Terra | BA
  • Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA | ES
  • Instituto Neo Mondo | Amazônia
  • Instituto Parque das Nascentes | PR/SC
  • Instituto Pátria Amada | SP
  • Instituto Pró-Muriqui | SP
  • Instituto Pró-Pampa | RS
  • Instituto Reciclar | BA
  • Instituto Refloresta | SP
  • Instituto Socioambiental – ISA | SP
  • Instituto Suinã | SP
  • Instituto Tecnológico Vale (ITV)
  • Instituto Terra | ES/RJ
  • Instituto Verde Brasil – IVB | ES
  • IPEF-PPCF | SP
  • Klabin S.A. | Amazônia/SC/PR/SP/Nacional
  • LERF – Esalq/USP | Nacional
  • Manguezal Meu Quintal | BA
  • Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais | PR/SC
  • Master Ideias e Serviços | Amazônia
  • Melhoramentos Florestal | SP
  • Meneguzzo Consultoria | MS
  • Metalsider | MG
  • Mil Madeiras Preciosas | Amazônia
  • Mira-Serra | RS
  • Movimento da Juventude Indígena de Rondônia | Amazônia
  • Movimento de Defesa de Porto Seguro – MDPS | BA
  • Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri | MG
  • Museu Paraense Emilio Goeldi | Amazônia
  • Neotrópica | MS
  • Observatório de Justiça e Conservação | PR/SC/Nacional
  • Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar – OMFCF | Amazônia
  • OCA / ESALQ-USP | SP
  • Ojidos e Marinho | SP
  • Pabu | RJ
  • Perfini Indústria e Comércio Ltda. | Amazônia
  • Placas do Brasil | ES
  • Planejar Assessoria | Amazônia
  • Plantar SA | MG
  • Programa Arboretum | BA
  • Projeto Amiga Tartaruga – PAT ECOSMAR | BA
  • PUC Rio | RJ
  • Quinvale Florestal | RJ
  • RADIX Investimentos Florestais | Amazônia
  • RBG Conhecimento | PR/SC
  • Rebraf | RJ
  • Rede Ambiental do Piauí – Reapi | PI
  • Rede Mulher Florestal | Amazônia/Nacional
  • Rede Povos da Mata – Aldeia Juerana | BA
  • Rede Povos da Mata – Seagri Porto Seguro | BA
  • Reflore | MS
  • Repams | MS
  • Reserva da Biosfera da Mata Atlântica | Nacional
  • Reserva Extrativista Marinha do Corumbau – Resex Corumbau | BA
  • RPPN Catarinense | SC/PR
  • Sapopema | Amazônia
  • Sea-Su Ambiente | RJ
  • Secretaria de Agricultura de Porto Seguro – SEAGRI | BA
  • Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG | ES
  • Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEAMA – Reflorestar | ES
  • Secretaria de Planejamento da Bahia – SEPLAN | BA
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande – Semadur | MS
  • Siderpa | MG
  • Siderurgica Alterosa | MG
  • Sindicer | RJ
  • Sindratar | RJ
  • Sociedade Civil dos Bombeiros Voluntários de Santa Teresa | ES
  • Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema | Amazônia
  • Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS | SC/PR
  • Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos – SEEA | ES
  • Solufor Soluções Florestais Ltda – PR/SC
  • SOS Mata Atlântica | SP/Nacional
  • Stora Enso | RS/Nacional
  • Suzano S.A. | Amazônia/BA/ES/PI/SP/Nacional
  • SysFlor Certificações Florestais | Nacional
  • Taoway – Sustentabilidade Socioambiental | PR/SC
  • Terras Verdes Florestadora Ltda | RS
  • The Nature Conservancy – TNC | SC/PR/SP/MS/Amazônia/Nacional
  • Unifloresta – Associação da Cadeia Produtiva Florestal da Amazônia
  • Universidade Estadual do Maranhão – UEMA | Amazônia
  • Universidade Estadual do Pará – UEPA | Amazônia
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Departamento de Ciência Florestal | SP
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Instituto de Geociências | MG
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Diadema | SP
  • Universidade Federal de Rondônia – UNIR | Amazônia
  • Universidade Federal do Acre – UFAC | Amazônia
  • Universidade Federal do Amazonas – UFAM | Amazônia
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Departamento Ciências Agrárias e Biológicas – CEUNES | ES
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – NEDTEC | ES
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – Instituto Ecótono
  • Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA | Amazônia
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Departamento de Economia Rural e Extensão | PR/SC
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ | RJ
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Laboratório de Ecologia de Populações e Comunidades do Departamento de Ecologia | Nacional
  • Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB | BA
  • Universidade Federal Fluminense – UFF | RJ
  • Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA | Amazônia
  • V&M Florestal | MG
  • Vale S.A. | Amazônia/ES/MG
  • Valor Natural | MG
  • Veracel S.A. | BA
  • Verde Floresta – Sustentabilidade e Negócios de Impacto | Amazônia/PR/SC
  • Voltalia | RJ
  • WCS Brasil – Pantanal Cerrado | MS
  • WestRock | PR/SC
  • WRI Brasil | Nacional
  • WWF Brasil| Amazônia/ES/SP/MS/Nacional